sexta-feira, 6 de março de 2015

5 Escritoras para ler antes de morrer



Para que nós comemorássemos o Dia da Mulher, muita luta teve de ser feita. Embora tenha perdido seu caráter original de relembrar a luta das mulheres e passou a ser um dia festivo e puramente comercial, é preciso ser lembrado. Atualmente, no Brasil apenas 5% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Essa luta ainda não acabou. Que tal começar com a visibilidade feminina na literatura?
Simone de Beauvoir 

A parisiense nascida em 1908, foi além de escritora, filósofa existencialista e feminista francesa. Grande parte de sua obra tem caráter feminista, com uma análise aprofundada no papel das mulheres na sociedade. Aos 41 anos, Simone publicou sua obra prima: O Segundo Sexo. É uma obra de inspiração, fundamental para descortinar a maneira pela qual as mulheres são criadas justamente para serem menos que os homens. O livro foi acusado por moralistas conservadores de ridicularizar os homens. A obra foi recebida com muitas críticas, já que não se era comum tratar de temas como maternidade e sexualidade (mesmo no cenário pós-guerra). Não era corriqueiro que as mulheres tivessem voz.
Joanne Rowling
(J.K. Rowling)


Escritora britânica de ficção, é autora dos sete livros da premiada série Harry Potter, Morte Súbita e de dois livros sob o pseudônimo masculino de Robert Galbraith, O Chamado do Cuco e O Bicho da Seda. Poucos sabem, mas ela recebeu o conselho da editora para que abreviasse seu nome, e usasse apenas iniciais para que assim eles também atraíssem a atenção masculina.

Jane Austen
Escritora inglesa do século XVIII, é conhecida por diversos livros, dentre eles Orgulho e Preconceito, que se tornou um clássico. Em Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), surge um debate entre os personagens sobre o que era comum acerca de uma dama ideal. Para a aristocracia, uma boa dama era aquela que dava bons exemplos, era culta e falava vários idiomas, entendia de música, tenha carisma e uma expressão a favoreça (beleza). Diante disso, Jane colocou em xeque tal pensamento, ao questionar como uma mulher teria todas essas qualidades ao mesmo tempo, e responde: "Não duvido que conheçais apenas uma dezena; duvido que conheçais alguma". Pertencente à nobreza agrária, Austen começou Persuasão em agosto de 1815, mas um ano depois começou a se sentir mal, suas últimas palavras foram: "Não quero nada mais que a morte".


Clarice Lispector 


Se consagrou como escritora, contista, jornalista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da literatura brasileira e sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. Nascida na Ucrania, naturalizada brasileira, fazia questão de declarar: Sou pernambucana. A Hora da Estrela, Laços de Família e Perto do Coração Selvagem fazem parte de suas principais obras.Em sua obra, teve o objetivo de atingir a parte mais profunda da mente. Suas histórias não partem do tempo cronológico, e sim do psicológico. Em grande parte dos livros a personagem é feminina, dando enfoque ao monólogo interior. As personagens descobrem-se através de uma epifania, o que fará despertar da vida, levando-a ao desequilíbrio e mudá-la completamente.

Agatha Christie 


Escritora britânica, destacou-se por seus romances policiais e passou a ser chamada popularmente de Rainha do Crime e/ou Dama do Crime, tendo publicado mais de 80 livros. Ao todo, 12 das obras citam a personagem feminina Miss Marple, uma detetive já velha e solteirona que desvenda os mais difíceis mistérios. Miss Marple nunca trabalhou porém sempre foi independente, as vezes, é considerada confusa e caduca, mas desmente tal afirmação quando desvenda os mistérios, mostrando ter uma mente lógica e afiada. Para resolver os mistérios, a anciã utiliza de seus conhecimentos sobre a natureza humana, tal qual suas fraquezas, forças e truques.

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©