segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Desafio Literário: 1 ano e 52 livros + Entrevista com Beatriz Quartim Ribas.



Olá galerinha, como estão? Hoje venho falar do Desafio Literário, são 52 livros para se ler em um ano! O ano está começando e com ele vem as metas para 2015, nada mais justo do que fazer uma listinha com livros também, não é?

Impulsionada pela vontade de ler, Beatriz criou um grupo no facebook para que os desafiados compartilhassem suas leituras. O grupo já conta com quase 600 membros, que tal se juntar a nós?
Perguntada sobre o porquê de ter criado o grupo, ela responde: "Eu percebi a quantidade de gente que estava disposta a tentar cumprir o desafio, percebi que seria um incentivo para a leitura de todo mundo".

Aos 13 anos, a garota já pensou em escrever um livro, mas diz "Sou muito criativa e imaginativa, mas acho que farei isso mais pra frente. Sou nova e ainda tenho muitos livros pra ler e muita teoria pra aprender antes de escrever meu próprio livro".

A garota sonha em formar-se em jornalismo e escrever como profissão e até se prontificou em fazer algumas resenhas para incentivar ainda mais os participantes. O grupo é uma forma dos leitores ficarem mais próximos uns dos outros e também da leitura. Com a lista, é possível ler sobre diversos temas com vários gêneros. A lista ainda incentiva a leitura de livros que há tempos não líamos, ou aqueles que esquecemos na estante. Não é de forma alguma uma regra que vai monopolizar as suas leituras, e sim algo que pode aumentar seus horizontes.



Segue as demais perguntas da entrevista com Beatriz Quartim:

Pergunta: 52 semanas e 52 livros, um livro para cada semana. Você está confiante de que conseguirá ler todos os livros?
Beatriz: Acho que sim. Eu leio rápido e pego muito no meu pé com metas.

P: Por que escolheu justamente esta lista? Creio que tenham muitos outros desafios rolando por ai.
Beatriz: Foi ao acaso, eu estava procurando desafios literários pra 2015 e vi essa e selecionei. Mas eu entrei no TT de um dos booktubers que acompanho tuitou essa lista e eu falei: Vai ser essa mesmo.

P: Quais são seus temas preferidos?
Beatriz: Eu leio de tudo, basicamente. Mas meus favoritos são policiais, fantasia e drama.

P: Muita gente achou o desafio muito bom, porque liam sempre a mesma coisa. E o desafio veio para diversificar também né?
Beatriz: É ótimo, porque ler 52 livros não é o problema. O problema é ler livro de temas variados e sair da mesmice.

P: Você já formulou a sua listinha?
Beatriz: Mais ou menos. Ela está quase pronta, mas eu mudo alguma coisa toda hora.

P: Você tem blog ou alguma experiência com escrita?
Beatriz: Eu escrevo só pra mim faz um tempo, e ano passado eu quase comecei um blog. Esse ano vou criá-lo e postar meus textos.


Foi o site Popsugar que divulgou o desafio, as regras são claras, mas ainda sim podem gerar algumas duvidadinhas. Os livros não precisam ser necessariamente lidos nesta ordem. A lista serve como base para que escolhamos os livros de acordo com os temas.

A equipe de O Casulo das Letras agradece a paciência de Beatriz com as perguntas e dúvidas, além de parabenizar pela bela atitude de juntar cada vez mais pessoas por uma boa causa: a leitura!


E você, ficou interessado? Participe também do grupo no facebook: aqui. Lá você pode compartilhar experiências e fazer novos amigos. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©