quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Resenha: A Ilha de Bowen - Cesar Mallorqui

Título: A Ilha de Bowen
Autor: Cesar Mallorqui
Tradução: Catarina Meloni
Páginas: 524
Ano: 2014
Editora: Biruta
ISBN-13: 9788578481407
A Ilha de Bowen - Tudo começou com o assassinato do marinheiro Jeremiah Perkins, em um pequeno porto norueguês, e com um pequeno pacote, que ele enviou para Lady Elisabeth Faraday. Mas talvez a história tenha começado quando estranhas relíquias foram descobertas em uma antiga cripta medieval. Foi por causa disso que o mal‑humorado professor Ulisses Zarco resolveu embarcar em uma aventura a bordo do Saint Michel, enfrentando inúmeros perigos e o terrível mistério que envolvia a Ilha de Bowen.
Bowen foi um missionário da era medieval, que alegava ter ido ao inferno e voltado, mas mesmo naquela época ninguém acreditava nele. Raras eram as informações que envolviam esse missionário, e apenas um escrito fazia referência a ele. Quando John Foggart já na década de 20, se depara com a cripta deste monge, encontra uma relíquia, um metal em uma forma nunca antes vista, impossível de se conseguir com a tecnologia daquela época. A partir deste fato, muitas outras descobertas estão por vir.

Foto: Devoradora de Livros
   Eis que John Foggart desaparece misteriosamente, embora tenha deixado algumas pistas para que sua mulher o encontre. Então, Lisa busca a ajuda do renomado professor Zarco, que curioso com o metal, parte em busca do marido dela. Depois de muita discussão, Zarco permite que Lisa viaje com a expedição a fim de encontrar John. Zarco tem personalidade forte, é um machista assumido, odeia as mulheres, é grosso com todos a sua frente, um completo ogro. Embora Lisa também tenha personalidade forte, é feminista sufragista, ríspida e extremamente sincera. Quando essas duas personalidades em antítese se atritam, sai faísca.

Na expedição, também vai Samuel Durango, um fotógrafo recém contratado pela firma que Zarco comanda. Para essa função, é necessária muito coragem, visto que enfrentariam diversos perigos pelas expedições em que o professor pesquisa. Vai também um químico, responsável por testar as amostras que coletassem durante a empreitada. Este, nunca havia saído de seu laboratório.

No navio, também viaja Katherine, a filha de Lisa, uma menina encantada com a vida e as estrelas. Independente assim como a mãe, que sabe se defender. Aos 20 anos, Kathy ainda é uma menina mimada, mas com jeitos de mulher. 

Foto: Devoradora de Livros
O livro começa com o assassinato de um marinheiro e o desaparecimento de John Foggart. E uma peça de titânio fundida, impossível de conseguir naquela época pode ser a chave para o mistério (quando na verdade é apenas o estopim). Paralelo a busca, há um magnata que persegue os tripulantes a fim de encontrar um grande tesouro.

Geralmente eu não abro parênteses em resenhas, mas na deste livro será necessário, prometo ser absolutamente sincera.  

Durante a viagem, Kathy não passa de uma menininhas assutada. Ela se revela uma mulher insegura, totalmente sem noção. (isso me irritou muito).

Os personagens foram muito bem construídos, todos tiveram um papel crucial nesta aventura. Era inserido um detalhe em meio a narrativa que faria sentido ao longo da trama, porém, totalmente encaixado no contexto. Cesar Mallorqui foi perfeito nesse quesito. Tudo que foi dito era importante, ele não deixou nada despercebido.

Além do capitão Verne, há várias referências aos livros do famoso francês. Este livro foi sim inspirado nas aventuras de Julio Verne, ao início do livro tem uma citação dele, e logo de cara eu já percebi o que viria pela frente, apesar de nunca ter lido Verne. Só não imaginava que seria uma aventura de tirar o fôlego como essa, eu me surpreendi muito e me deu mais vontade de ler ainda. Verne é meu autor preferido que nunca li. 
Foto: Devoradora de Livros
No meio do livro, Kathy investe em Durango, o que eu achei totalmente sem noção da parte dela. Não que ela esteja errada em ser ativa, mas o jeito que ela o fez no livro foi sem sentido. Achei estranho o fato de dizerem que se amam sem nem se conhecer. Foi muito forçado, mas soube que Sam faria qualquer coisa para protegê-la.   

Me decepcionei com o final, esperava tudo menos aquilo. Apesar de ser a única explicação plausível para o mistério, achei ruim. A diagramação está sensacional, os mapas colocados ficaram lindos. Infelizmente não pude falar muito da história, com receio de influenciar na leitura de vocês. Espero que leiam esse livro fantástico, ele é maravilhoso, recomendo muito ele!

Gostaria de parabenizar a Editora Biruta por dar valor a tradutora, no Brasil é raro vermos menção aos tradutores nos livros estrangeiros. Também quero agradecer ao blog Devoradora de Livros, que autorizou a reprodução das fotos. Você pode conferir a resenha dela aqui.

O que acharam, ficaram curiosos? Deixe um comentário!


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, não conheço esse livro mas fiquei curiosa. Gosto muito de descobrir novos autores em blogs! :)

    http://torradascomcha.blogspot.com.br/2015/09/a-trilogia-mara-dyer-resenha-clube-do.html?m=0

    ResponderExcluir
  2. A CAPA É LINDA, AS PAGINAS É LINDA E PARA MELHORAR TUDO A HISTORIA É LINDA, to morrendo de curiosidade, cadê os spoilers minha gente, adorei a resenha kkkkkkk <3

    ResponderExcluir
  3. Otima resenha.
    Não conhecia nem o livro, nem o autor. Mas não faz muito o meu tipo
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    O livro está com uma capa maravilhosa e uma diagramação muito linda também!
    A história me pareceu bem interessante e eu gostei da premissa, só estou com um pé atrás pelas atitudes da personagem Kathy que provavelmente irão me irritar durante a leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Me pareceu um livro com enredo curioso, não conhecia e fiquei curiosa, ir ao inferno e voltar ter mistérios que envolvam isso é bem interessante, além da inspiração no Verner. fora que a estética do livro é bastante convidativa.

    ResponderExcluir
  6. OI Maria!!
    O livro não me chamou muito a atenção. Não sei se estou num dia de chata, mas não gostei de quase nada do que você contou sobre ele, então... Não leria, não por agora, pelo menos.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria, no começo da sua resenha a historia parece esta indo bem, mas quando chegou ao final fiquei meio que com um pé atrás e nãos e sei vou querer lê-lo por hora =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Não conhecia o livros, mas me interessei.
    Gostei da Premissa e da diagramação
    Quando der vou comprar!
    Bju

    ResponderExcluir
  9. Ah, que pena que o final decepcionou, mas mesmo assim fiquei com vontade ler o livro. Já sei que o tal Zarco vai me tirar do sério e a Katty vai me irritar, pelo que você falou, mas estou preparada! hehehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. eu gostei do livro mas de certa forma eu achei que faltou algo ha parte, não sei se leria de novo, mas adoraria conhcer outrras obras desse gênero.

    ResponderExcluir
  11. Antes de tudo,parabéns pela resenha sincera.
    Eu não conhecia o livro e mesmo parecendo um livro bom, apesar de seus lados negativos eu não me interessei pela obra infelizmente :(
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©