sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dica de Filme: A Criação

Título Original: Creation
Gênero: Biografia, Drama
Lançamento: 2009
Duração: 1h48min
Com: Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northam
Dirigido por: Jon Amiel
Nacionalidade: Reino Unido

Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma (Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10 anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real.
Tem como protagonista Charles Darwin, o filme foca em sua dificuldade em escrever o livro chamado hoje de A Origem das Espécies, o qual seria um marco para a história da ciência.


A história se passa em uma época em que as raízes religiosas eram muito fortes. Ao publicar o livro, Darwin acreditava estar matando deus. Um dos pontos fortes da adaptação é que é retratado de forma profunda a tensão que a religião exercia por causa de suas pesquisas, por meio das pessoas próximas a ele. 


Um ponto fraco do filme, foi muito foco para seus relacionamentos, mostrando fragilidade excessiva do personagem. Mergulhamos em sua mente e em suas ilusões enquanto ficamos no escuro quanto a sua teoria. Este não é um longa didático que lhe explicará a seleção natural, e sim um relato do que foi a vida de Darwin enquanto escrevia o livro.


As cenas foram bem construídas, com uma trama envolvente e curiosa beirando a depressão. Sobre a trilha sonora, nada se nota, não é excepcional. O arranjo cronológico foi trabalhado em torno da morte da filha de Darwin, que encadeou uma série de acontecimentos. 


É um filme bom, que busca manter o telespectador preso por um mistério de "Como ela morreu?" em vez de "Será que ela morreu?", com as descobertas de Darwin no plano de fundo. Foi mostrado também o quanto de esforço Darwin teve de empegar e a determinação dele em escrever o livro mesmo com sua saúde frágil. Enquanto a relação com sua esposa foi desgastada por suas ações (ou a falta delas).


Eu gostei muito deste filme, espero que tenha se interessado também. É um filme encantador, apesar de ser um pouco triste em alguns momentos. Vocês já assistiram? Ficaram com vontade?

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi
    Não conhecia esse livro, parece ser interessante.
    Pelo menos curtiu ele, mesmo tendo pontos fracos.
    To seguindo aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©