quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Resenha: Enquanto houver amor haverá esperança - Sarah Kilimanjaro

Título: Enquanto houver amor haverá esperança
Psicografia de Sara Kilimanjaro
Pelo espírito Vinicius
Ano: 2015
Páginas: 304
Editora: Petit
Comprar: Clique aqui.
Até que ponto alguém consegue superar suas dores?
Por que uns têm coragem e seguem em frente apesar de todas as dificuldades e outros caem em desânimo?
Esta é a linda história de Erika e Maurício, uma história de coragem, persistência e superação. Erika quando criança sofre um grave acidente que a deixa paraplégica, porém com o amor dos pais, dedicação dos médicos e coragem da menina ela consegue superar suas limitações.
Maurício é um famoso e admirado corredor de automóveis, mimado, tendo tudo nas mãos, se deixa cair no desânimo quando um acidente o deixa fora de seu “mundo ideal”.
Duas histórias que se cruzam, e com resultados diferentes.
Conheça essa comovente história e saiba por que enquanto houver amor há esperança!
O livro se inicia com a história de Viviane e Alex, após um desentendimento se separaram e se reencontraram depois de alguns anos. Ao se casarem, tiveram a linda Erika, sempre sorridente e curiosa. Um dia, quando voltava da escolinha, Érika foi atropelada. No hospital, Viviane se desespera ao saber da situação da filha. Ela chega a atacar os médicos com duras palavras ao imaginar que a filha pudesse ficar paraplégica. 

Muitas vezes os pais de Erika fraquejavam nas emoções, era ela que dava forças para que eles pudessem continuar. Ela sempre apoiou os pais, por mais que fosse ela a precisar se agarrar a alguém, foram os pais dela que eram reerguidos por ela. Eles passaram por momentos muito difíceis, mas seguiram fortes.


Alex era engenheiro e Viviane formou-se em direito, com as contas dos tratamentos da filha, Viviane teve de trabalhar para aumentar a renda. Alex, homem de família tradicional (lê-se machista) não queria deixar que a mulher trabalhasse, mas a esposa exerceu a sua liberdade e vontade e iniciou o trabalho em uma empresa importante.

Vamos acompanhando o progresso de Érika e depois de vários tratamentos ela consegue finalmente andar já na adolescência. Porém, com a limitação da filha, Viviane e Alex esqueceram-se de viver. 
Viviane fazia um balanço da sua vida sem atrativos e de muitas aflições. Vivia no mundo, mas não participava dele.
Seu colega de trabalho, o advogado Celso a despertou para isso. Ele a fez refletir e mudar de hábitos. Passou a se cuidar como fazia antes, a viver os momentos felizes como eles mereciam ser vividos. Foi ele que a inspirou a procurar sobre a doutrina espírita. Ela passou a entender melhor a vida e o seu lugar no mundo.  


Érika é uma garota diferente das outras, o que chega a ser clichê. Os garotos fazem loucuras por ela, mas ela não se interessa por eles. A doce menina é adorada por todos, ela é boazinha demais, perfeitinha demais. Isso ficou um pouco enjoativo no livro. Ela é certinha demais!
Apesar de jovem e de gostar do mundo, divertindo-se nele, não pertencia realmente a ele, abominava a maneira com que certos jovens se portavam, mas os entendia, não era preconceituosa. Isso não afetava o relacionamento dela, vivia entre eles, mas não era um deles.
Adora estudar, tocar violão e ajudar o próximo, é na música que ela encontra sua paz. Após passar para a faculdade de medicina, ela passa a ser voluntária na área de traumatologia, para ajudar aqueles que assim como ela tiveram dificuldades.
Seus traços eram regulares, mas o seu fascínio estava nas suas composições, no seu canto solitário, no seu pedido de socorro dentro de seu silêncio. 
Um dia, ela vê um paciente novo, e por ele se apaixona. Em meio a uma efusão de sentimentos que desconhecia, Érika se vê perdida em emoções fortes e desmaia. Ela teve um lapso somente ao ver o paciente, já depois de apaixonada que ela procura saber que é esse moço que lhe despertou tanto fulgor em apenas um olhar.

Ela tentou chamar a atenção de Maurício pela música, mas ele custou a deixar que eles se conhecessem. Porém, após algum tempo, ele deu o braço a torcer e começou uma conversa com a linda moça. Eles passam a nutrir uma amizade profunda, que pode se desenvolver a algo mais, pela parte dos dois. 

Maurício é um rapaz muito difícil de lidar. Depois de ter ficado paraplégico após o acidente, tornou-se fechado e arrogante com as pessoas. Várias vezes desrespeitou os fisioterapeutas que dele cuidavam e foi expulso de várias clínicas de reabilitação. Não foi diferente com Érika, dela teve raiva, e passava a magoá-la o quanto podia com as palavras, pensando assim se sentir melhor.


Há tanta coisa que poderia ter sido aprofundada neste livro. A autora deixou as coisas superficiais demais. Ela poderia ter mergulhado mais nos sentimentos dos personagens ao invés de nos mostrar apenas emoções externas. Alguns personagens ficaram rasos, eu senti que faltou um pouco mais de descrição.

As coisas aconteceram muito rápido, o leitor fica perdido no espaço-tempo em algumas cenas. Diz-se que os personagens são reencarnações de outras eras, mas pouco se diz sobre essa antiga vida que eles tiveram. Focou-se muito na Érika e os outros personagens ficaram de lado. Os pais de Maurício são muito atenciosos mas pouco aparecem. Apesar de tudo, eles nunca abandonaram o filho.

Este foi um relacionamento muito estranho. Primeiro Érika se apaixonou por Maurício sem nem conhecê-lo direito. E ao fazê-lo suportou suas agruras por tanto tempo. Maurício só sabia se fazer de vítima, de vencido quando poderia muito bem estar lutando para vencer. Entendo como as pessoas ficam tristes nesses momentos, mas o que ele fazia era por pura graça. Esse cara foi um chato.

A união de Maurício e Érika foi muito forçada, passavam dias sem conversar e depois trocavam carícias apaixonadas. Diziam que queriam casar, mas não havia diálogo entre os dois. Em um episódio passaram quase um ano sem se falar devido a relutância de Viviane, mãe de Érika em aprovar o namoro. Eu realmente não entendi isso.


Fica muito claro aqui como o amor pode realmente dar esperanças às pessoas. Através do amor e compreensão de Érika, e da dedicação de seus pais, Maurício amadureceu e pôde ser uma pessoa melhor. Este livro é sobre a superação de uma limitação física que atinge também a mente.

Enquanto houver amor haverá esperança nos mostra que devemos ser pacientes em nossos anseios. E sempre perdoar ao próximo. Mostra também que é preciso persistir nos nossos sonhos.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©