quinta-feira, 14 de maio de 2015

Resenha: Os Quatro Grandes - Agatha Christie

Olá galera, como estão? Hoje a resenha é de uma autora que eu sou apaixonada. Publicado em 1927 como The Big Four, é protagonizado pelo detetive Hércule Poirot, Capitão Hastings e pelo Inspetor Japp. Segundo informações, a origem da obra são vários contos anteriormente publicados na revista The Sketch, unidos de forma mais ou menos artificial.


Título: Os Quatro Grandes
Título Original: The Big Four
Autora: Agatha Christie
Tradução: Henrique Guerra
Páginas: 204
Editora: L&PM Pocket
ISBN:978-85-254-1894-4
Poirot está se preparando para sua primeira travessia transatlântica. O destino? A América Latina,mais precisamente o Rio. Mas pouco antes de embarcar, um homem invade a casa do investigador. O intruso se comporta como um louco, chamando por Poirot, rabiscando febrilmente o número 4 e balbuciando palavras desconexas. Até que, como num transe, começa a falar sobre os Quatro Grandes. Mas quem são eles? Uma organização clandestina? Hercule Poirot se vê em meio a uma intriga internacional, que envolve armas secretas, sequestros, laboratórios subterrâneos e fugas de tirar o fôlego.
Hastings, um velho amigo de Poirot decide lhe fazer uma visita. Já não se viam ha algum tempo, visto que estavam em continentes diferentes. Chegando lá, seu amigo é pego de surpresa, e já estava de malas prontas. Instantes depois, um homem desconhecido chega a casa de Poirot, dizendo palavras desconexas, que mais tarde descobriu-se tratar dos quatro grandes.

Ao longo do livro vamos descobrir que Os Quatro Grandes, são uma organização internacional, composta pelas pessoas mais influentes do mundo. Porém, ser influente não significa serem pessoas conhecidas, ou famosas. Poirot e seu amigo Hastings são pegos em diversas armadilhas, e em outras, deixam-se serem pegos. A cada contato vão conhecendo um pouco mais de seus inimigos, sem que eles saibam de sua estratégia.


Com a ajuda do Inspetor Japp, Poirot consegue várias informações que levarão a conclusão de quem seriam os membros dessa organização mortífera. Além de fazer algumas viagens, Hercule mexe seus pauzinhos, bolando uma arapuca para um dos integrantes. O que não dá certo, é nesses momentos em que o leitor fica aflito, tentando descobrir o que aconteceu ao nosso bom detetive.

Um calafrio percorreu minha espinha. A frieza maligna daquelas palavras destoava do fogo ardente daquele olhar. Ela estava insana, insana, com a insanidade dos gênios.
Ao longo da trama conhecemos várias pessoas que contribuem para desvendar a identidade daqueles que querem tomar o mundo para si. Tais pistas, que podem parecer irrelevantes, vão formando uma teia que culmina no ápice do livro.


Eu li esse livro nos intervalo que tinha na faculdade. É um livro bem interessante para relaxar, embora eu não conseguisse pegá-lo para ler mais do que 30 minutos. Alguns capítulos continham muita informação e eu ficava perdida. Já em outros só faltava passar a bola de feno de tão parado.

O final foi surpreendente, eu estava toda orgulhosa de mim pensando que descobri o que aconteceria, quando na verdade eu fui enganada juntamente com os quatro grandes. Há momentos em que o Hastings faz as descobertas, então Poirot o elogia, o que o deixa todo faceiro. Gostei dessa lealdade entre os dois amigos, e gostei também de conhecer um pouco mais de Poirot.

E vocês, o que acharam? Leriam esse livro? Deixe um comentário!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Gostei. Não conhecia o livro mas achei nem imteressante a resenha.

    http://pardedoiis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu até hoje não li nada da autora. Mas tenho bastante curiosidade de ler suas obras, ainda mais se tratando de investigações policiais. Devem ser simplesmente maravilhosos. Mas não sei também se os tipos de histórias que ela cria são muito pesadas, porque eu não curto pra ser sincera. Mas eu tenho vontade de ler aquele MISTÉRIO DO TREM, você já leu? Enfim.. Mas agora falando da sua resenha, achei bastante interessante tudo que você contou sobre o livro e me parece ser uma história bastante envolvente. Espero poder conhecer e quem sabe virar mais uma fã da autora, porque com certeza é um livro que todos deveriam ter na estante com toda certeza.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-feita-de-letra-e-musica.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu adoro os livros da Agatha Christie, ainda não li esse, mas com certeza eu realizaria essa leitura sim!
    O livro apesar de não ter uma premissa das mais interessantes, traz um dos meus detetives favoritos que o Poirot, e eu sempre me surpreendo com suas histórias.

    Bjo
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie!! Tudo bem?

    A fama que autora tem por sua excelente escrita me deixa cada vez mais curiosa para ler suas obras. Tenho um box dela aqui, mas confesso (vergonha) que ainda não li nada dela. Adorei a resenha e com certeza vou querer ler esse livro pra descobrir esse final surpreendente =D amo!!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada dela, acredita? :(
    Eu adoro história policial, então acho um crime eu não ter lido nada, hahaha.
    Quero comprar o box lindo que tem dos livros dela. <3
    Adorei sua resenha, me deixou ainda mais afim de ler algo da autora.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro da Agatha e nem posso acrescentá-lo na lista agora, mas adoro a genialidade do Poirot!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Não tenho muito muito interesse em ler os livros da Agatha, mas fiquei bem interessado nesse! Bom, eu tenho um livro da Agatha, o "Natal de Poirot", talvez eu comece por esse, quem sabe! Adorei a sua resenha, muito bem escrita e desenvolvida!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Acredita que eu nunca li nenhum dos livros d Agatha, pois é não sou desse planeta. O fato é que não me interessava pelo gênero, mas ultimamente estou tão encantada por suspense que estou sentindo vontade de ler. Fiquei apaixonada nas novas edições dos livros delA, aqueles de capa dura com ilustrações lindissimas. Esse tambem parece ser muito bom.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Acredita que eu nunca li nenhum dos livros d Agatha, pois é não sou desse planeta. O fato é que não me interessava pelo gênero, mas ultimamente estou tão encantada por suspense que estou sentindo vontade de ler. Fiquei apaixonada nas novas edições dos livros delA, aqueles de capa dura com ilustrações lindissimas. Esse tambem parece ser muito bom.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©