segunda-feira, 25 de maio de 2015

Resenha: A Mão Que Me Acariciou Primeiro - Maggie O'Farrel



Olá leitores, como vão? Espero que bem, pois estou arrasada por ter terminado este livro. Ele é o típico livro que a gente quer saber logo o que vai acontecer, mas não quer que o livro acabe.

Título: A mão que me acariciou primeiro 
Autora: Maggie O’Farrell
Título Original: The hand that first helde mine
Tradução: Maria Alice Máximo 
Páginas: 322
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 978-85-286-1669-9
Livro cedido gentilmente pela editora parceira.
Maggie O’Farrell está de volta com um premiado romance que disseca a alma feminina. Neste fascinante romance, Maggie O’Farrell nos apresenta a incrível história de duas mulheres separadas no tempo, mas com o mesmo destino marcado pela arte, pela maternidade e por inúmeros segredos.
A mão que me acariciou primeiro é uma assombrosa investigação sobre como conduzimos nossas vidas, quem somos de verdade e como podemos estar profundamente conectados pelos mais prosaicos acontecimentos.
 Alexandra é uma jovem diferente das que vivem na aldeia, ela sente-se sufocada pelos pais. Todos a chamavam de Sandra, e ela incisiva sempre os corrigia de que seu nome era Alexandra. Foi expulsa da faculdade por se recusar desculpar-se, já que não havia feito nada de errado. Em uma manhã de ventos inquietos, um homem surge na curva da estrada e passa a observar a moça.
Aquele espécime está sem sapatos, tem os cabelos afastados da nuca por um lenço amarelo. Ele fica nas pontas dos pés para ver melhor. Um pescoço extremamente belo, conclui. Se tivesse de descrevê-la rapidamente seria forçado a usar as palavras 'escultural', e possivelmente 'alabastro', termos que costumava usar com parcimônia.
Este seria o primeiro encontro que levaria a uma paixão nutrida de companheirismo. Innes Kant é um jornalista, que usa gravatas extravagantes e frequenta a animada boemia de Soho pós-guerra. Lexie, como passou a ser chamada por Kent, mudou-se para Londres e passou a encontrá-lo. Cercada de novas influências ela passa a ser jornalista e ajudar Innes em sua revista. Passou a apreciar a arte, abraçar o mundo plenamente e a valorizar o amor acima de tudo.
Innes vive de arte. Ou, melhor dizendo, ele vive a arte. A arte não é um meio de vida para ele, ela é a própria vida. Arte é o que respira, o que o mantém vivo.
O que ele não contou a ela, é que tinha uma esposa. Embora já estivessem separados, continuavam casados no papel e Gloria insistia em procurá-lo. Ela tinha uma filha e fez sua cabeça para odiar o pai. Lexie era diferente das outras mulheres na vida de Innes, ela foi a única que ele convidou para morar com ele. Isso deixava Gloria ainda mais revoltada e ela ensinou a Margot a também ficar. A menina jurou que se vingaria daquela mulher que roubou seu pai.

Muitos anos depois, na Londres dos dias atuais Elina acorda e sente falta da barriga que carregou por nove meses. Assustada, ela chama pelo namorado que lhe mostra o bebe que tiveram. Depois de três dias em trabalho de parto, ela teve um trauma que a afetou de forma significativa. Ela é uma jovem pintora e vê-se confusa, não se reconhece mais, além de não se lembrar dos últimos dias. 
Ambos mergulham na nova vida desestabilizados, enquanto Elina perde a noção das horas, a paternidade está despertando lembranças que Ted não sabe de onde vieram. 


Eu gostei muito de ler este livro, ele realmente me emocionou de uma forma muito intensa. Os capítulos eram alternados entre Elina e Lexie, o que deu uma dinâmica muito interessante no livro. Apesar de eu ficar muito angustiada nas partes em que Elina se esquece da vida, era como se qualquer coisa pudesse acontecer com ela e o bebe. Tudo que a pintora fazia nos deixava aflitos, até mesmo trocar as fraudas. A autor bateu muito nesta questão, o que deixou os capítulos de Elina um pouco maçantes.

Várias lembranças ocorriam na mente de Ted, porém, antes que isso acontecesse ele ficava  com tonturas e perdia a visão por alguns minutos. Ele ficava submerso em suas visões, muitas dessas passagens me deixaram extremamente confusas. Eu comecei a achar que esses eventos não tinham relevância para a história e passei a não dar tanta importância. Esse foi um erro rude, pois foi abordado o verdadeiro significado dessas memórias e tudo fez sentido.

Uma coisa que gostei nessas duas mulheres é que elas não davam tanta importância para as aparências, elas estavam preocupadas em se sentir bem consigo mesmas. Tanto é que Elina usava roupas diferentes, como vestidos por cima de calças, que dava muito originalidade para ela. Fora os sapatos com respingos de tinta.  


O casal teve muita dificuldade para escolher o nome do bebe, o que eu não compreendi muito bem. O modo como Maggie retrata a casa em que há um bebe é fascinante, tudo se alegra e modifica. Ela falou do sentimento de maternidade com tanta vivacidade que fiquei com vontade de ser mãe. Creio que o fato de Margot ter sido enganada pela mãe, poderia ter sido abordado de uma forma mais ampla. A garota fez algumas coisas, que o leitor fica sem saber a motivação, embora desconfiemos. 

A autora tem um vício de linguagem um tanto quanto curioso, ela deixava algumas frases incompletas no ar. Alguns pensamentos soltos em reticências, demonstrando que o personagem foi pego de surpresa etc. Outra coisa interessante é que a própria O'Farrel nos dá spoiler sobre o que vai acontecer na narrativa. Eu me apeguei de uma forma aos personagens, até mesmo aos secundários. Quando alguns deles morreram eu fiquei arrasada, embora já esperasse por isso, foi muito repentino. 

A autora venceu o Betty Trask Award com seu romance de estreia, o aclamado Depois que você foi embora, e o Somerset Maugham Award com seu terceiro livro, A distância entre nós. Mais uma obra premiada, A mão que me acariciou primeiro é seu primeiro livro publicado pela Bertrand Brasil.

Quanto a diagramação deste livro, a Bertrand está de parabéns. As folhas são amareladas e levemente ásperas. A capa é de uma textura quase aveludada em referência ao título do livro. 
Em A Mão Que Me Acariciou Primeiro algo entrelaça a vida de Lexie e Elina, algo que vai se mostrando cada vez mais belo e emocionante à medida que todos caminham para a verdade.
Marquei este livro como favorito no skoob, e super recomendo, é impressionante o modo como acontecimentos rotineiros nos interligam com outras pessoas, e neste livro, com um grupo de pessoas específicas. E você, o que achou? Deixe um comentário!

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Fiquei curiosa pra ler , parece ser bom
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca ouvi falar desse livro, mas gostei bastante
    de tudo que você abordou sobre a obra.
    Espero poder ler para poder conhecer a história, porque me pareceu ser bastante envolvente.
    =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história linda Silvana, espero que você também se envolva nesse livro como eu =)

      Excluir
  3. A resenha está muito bem feita! Não sei se esse livro me interessa ou não, bom, acho que os personagens me chamaram a atenção, mas o enredo não... Você disse que algumas parte a leitura fica um tanto lenta e, talvez, fique pior para mim! Apesar de ter curiosidade em conhecer esses mundos, tanto da Lexie e Elina, eu acho que não estou preparado, mas adorei sua resenha, ela está muito bem escrita e desenvolvida!! Parabéns!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan, fico feliz que tenha apreciado a resenha. Quem sabe um dia você lembre deste livro e mate a curiosidade? Super indico, e pelos seus comentários aqui no blog creio que você gostaria deste livro (por mais que algumas partes tenham sido lentas)
      Muito obrigada! Abraços

      Excluir
  4. Olá!
    Eu fiquei muito tentada a solicitar o livro, mas acabou que outros me chamaram atenção.
    Ainda quero muito conhecer a obra, que parece bela demais!
    E pelo que você disse sobre a narrativa, vou adorar essa forma diferente que a autora escreve.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dessa, mais um motivo para você conhecer melhor esse livro com uma história tão linda haha

      Excluir
  5. Oi, flor!
    Fiquei muito interessada nesse livro, sobre o qual nada ouvi falar antes. Parece uma história completamente diferente do que vemos por aí, e com uma escrita que nos faz valorizá-la ainda mais. Realmente, achei a sua resenha convidativa… Tenho certeza de que me sentirei como você quando a personagem "esquecer da vida" outra vez.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine!
      Sim, é uma história muito original. Espero que goste do livro tanto quanto eu haha

      Excluir
  6. Sua resenha ficou linda! Foi a primeira que li sobre o livro e adorei conhecer essa história, parece ser do jeito que gosto: emocionante, melancólica e com personagens bem construídos e cativantes. Adorei o título, mas a capa... Acho que não combinou muito não. Enfim, só lendo pra saber.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabrielly! Eu ainda estou pensando nesta capa, de certa forma até que combina haha. Espero que você leia e goste do livro. Beijos!

      Excluir
  7. Oi Maria
    Você falou tão bem do livro que eu fiquei até curiosa. Só não entendi se são duas histórias que se entrelaçam ou se Elina era a filha que queria se vingar. Essa troca de personagem me confundiu rs
    Mas adorei sua resenha, impossível não quere ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, são duas histórias que se entrelaçam, Margot é a filha que queria se vingar. Anos depois uma outra personagem, Elina acorda nessa situação. E por incrível que pareça ela irá se encontrar com Margot! Não fui muito feliz ao explicar lá em cima, para não dão spoiler, mas espero que agora tenha ficado claro.
      Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Oi oiii, como vai?
    Fiquei bem curiosa pra saber como a autora fez essas histórias se entrelaçarem e se esse desenvolvimento ficou realmente bom. Gostei dos pontos que você mencionou e de saber que se apegou até aos personagens secundários, oque significa que a autora os criou bem e diferente de muitos outros, não focou somente nos principais.
    Espero poder ler em breve e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar mas, perece ser realmente muito bacana.
    Gosto bastante de livros que contam histórias de dois personagens simultaneamente.
    parabéns pela resenha.
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Confesso que fiquei bem confusa sobre se leria o livro ou não, não pela resenha, que está excelente, mas pelo enredo em si.
    Vou pensar mais sobre isso.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo certo?

    Eu não conhecia o livro e nem a autora. Confesso que fiquei interessada pelo livro apenas pelo título. Depois vi a capa e me encantei mais um pouco. Li a resenha e estou sem fôlego!! Você apontou tantas coisas que admiro em uma obra, que acredito que essa leitura seja para mim. Adoro a editora também! :) Muito interessante essa colocação da autora de pensamentos interrompidos, como se o personagem tivesse sido pego.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  12. Eu só tinha visto uma outra resenha deste livro e o enredo já tinha me chamado atenção. Eu gostei muito dessa proposta diferente que a autora tem pra história, além disso, se a escrita é realmente intensa como você falou na resenha, eu realmente vou gostar.


    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©