quarta-feira, 20 de maio de 2015

Resenha: Água Para Elefantes - Sara Guen

 Olá leitores, como estão? Hoje trago a resenha de um livro que eu já havia comprado a tempos, mas não cheguei a ler. Ele ainda está embaladinho, como vocês verão na imagem abaixo, tenho o pdf desse livro a acabei lendo pelo computador. Bora lá?


Título Original: Water for Elephants
Autora: Sara Guen
Tradutor: Ana Olga de Barros Barreto
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Água para Elefantes - Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
 Eu comecei a ler esse livro já com uma certa expectativa. Já havia visto o filme, e pelo que notei, foi bem fiel ao livro. Nas primeiras páginas de Água para Elefantes nos deparamos com o circo já em reviravolta. Algo aconteceu que colocou a vida de todos em risco, mas só saberemos lá no meio do livro, o que nos deixa muito apreensivos.

 Jacob é um jovem estudante de medicina veterinária, quando perde seus pais. Desnorteado com a notícia da perca de tudo, ele não consegue se concentrar nos estudos e acaba abandonando a faculdade no dia dos testes finais. Sem rumo, ele pula em um trem em movimento e é recebido por Camel, aquele que será seu mentor.

Quanto mais perturbadora a lembrança, mais persistente a sua presença
 Tio Al é um mercenário nato. Com a crise de 30, vários circos estão falindo, e ele compra as melhores carcaças pagando pouco. Eis que ele compra uma elefanta, Rosie. Depois de um desastre com os cavalos, Marlenas está sem poder realizar um número principal e August, o diretor de animais e marido de Marlena é encarregado de criar um novo número usando a elefanta. Entretanto, Rosie não entende nada do que eles falam e logo é dada por burra.

 Rosie causou um declínio no circo, já em crise. Os maus tratos a ela aumentaram e todos viam a fúria de August sem poder fazer nada. Frequentemente os trabalhadores eram ameaçados de serem jogados do trem em movimento. Eis que uma súbita ideia lhes ocorrem, e talvez Rosie volte a ter um propósito no circo Irmãos Benzini.
O amor por esses animais me toma de súbito, uma inundação repentina, e aí está ele, sólido como uma rocha e fluido como a água.
 Jacob vai ganhando espaço no circo e passa a ser o preferido de August. Particularmente, ele não gosta da presença de August, ele só o atura para poder ficar perto de Marlena. Mas essa proximidade passa a ser perigosa. Ao saírem os três juntos, uma confusão acontece em um clube de dança, e são obrigados a se separar. Na correria, Jankowski salva Marlena e a conduz para longe da multidão. Ele age sem pensar e tenta beijar a bela mulher, ela corresponde a seu toque. Porém, de súbito, ela se separa dele e corre de volta para o terreno onde o circo estava montado.

 A tensão entre eles aumenta, August se mostra cada vez mais violento com Marlena. Ele tem acessos de raiva, no mesmo minuto em que é doce e dedicado, transforma-se em um carrasco. Jacob não pode permitir que ele machuque sua amada.


 Os capítulos do livro são alternados entre os anos passados no circo e atualmente. O Jakowski que conhecemos já idoso em uma casa de repouso é totalmente diferente daquele jovem no circo. Porém, ele mantém a impassibilidade e sua teimosia. Porém, está muito mais irônico do que de costume, a velhice tem dessas coisas. Os anos no circo foram os melhores de sua vida, dois se seus filhos nasceram lá, embora Jacob tenha falado pouco sobre essa temporada.

Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles.
 No filme, foi Camel que descobriu que Rosie na verdade só entendia polonês, já no livro, um tratador avulso é quem faz a descoberta, o que ficou totalmente sem sentido. Achei que Camel poderia ter sido mais aproveitado no livro, assim como foi no filme. Embora tenha sido o mentor de Jacob, aquele que o conseguiu um lugar para ficar, eles mal se falavam. Jacob esqueceu-se totalmente de seu amigo ao se apaixonar por Marlena.

 O modo como Sara retrata a rotina do circo foi muito dinâmica, em nenhum momento eu me entediei com esse livro. Eu o li em apenas um dia, a linguagem é fluida e coberta de uma reflexão acerca de certas coisas da vida. Ao final do livro, descobrimos que muitos dos fatos que compõem a narrativa, são, na verdade, histórias verdadeiras de vários outros circos. Rosie é uma personagem encantadora, e eu também me encantei com ela tanto quanto Jacob.

Está rolando o sorteio deste livro em uma promoção aqui no blog, clique aqui para participar! Já leram esse livro, viram o filme? O que acharam? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Olha eu sinceramente gostei bastante de tudo que você contou sobre a história em sua resenha, mas por incrivel que pareça nunca tive interesse de ler sabia? Eu gostei bastante do filme que sinceramente achei lindo, mas eu não tive coragem ainda para pegar no livro. Espero poder um dia ter a chance de ler assim que tiver oportunidade para poder conhecer melhor a história. Mas gostei de tudo que você abordou. Parabéns pela sua escrita. Gostei muito mesmo

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-circulo-de-pedra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Silvana, um elogio vindo de você é muito importante! Que bom que você gostou do filme, mas se você já sabe a história, não há mal em não ler o livro. Afinal, nesse caso, ambos são muito parecidos!

      Excluir
  2. É a primeira vez que leio sobre o livro, já o conhecia, mas nunca parei para saber sobre o que se tratava, rsrs. Também não assisti o filme, mas quero fazer as duas coisas!
    Fiquei interessada na história e espero gostar! Adoro quanto tem circo no meio, e que bom saber que é algo fluído!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado Dessa, essa temática do circo foi muito bem trabalhada no livro! Beijos

      Excluir
  3. Oi Maria
    Eu li este livro e também amei!!
    Gostei da narrativa da autora também e amei a Rose. Nao me senti cansada na leitura assim como você, apesar de muita gente ter dito que sim.
    Muito bom saber que você também gostou, é um livro maravilhoso!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá; eu sou louca pra ler esse livro mas ainda não consegui (vou dar uma olhada na promo); gostei bastante da resenha, circos me fascinam.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não assisti e nem li o livro, mas gostei de saber que a autora consegue descrever de uma forma ótima a rotina do circo, espero poder lê-lo em breve deve ser uma historia bem tocante.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. É muito amor pelos livros kkkkkk comprar o livro, deixar ele embalado e ler em pdf hahahahha
    enfim apesar de o livro parecer super reflexivo e ter uma mensagem um pouco legal eu confesso que nao me interessei por ele desde sempre
    sempre leio resenhas sobre esse livro e busco me interessar mas isso ainda nao aconteceu :(
    Mas a sua resenha está ótima

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gostei dos pontos que você citou na resenha, e é legal saber que a leitura é dinâmica, mas não é um livro que eu tenha interesse de ler.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  8. Olá amei sua resenha. Gostei bastante da obra. É uma história que antes nunca tinha visto e os personagens realmente são cativantes e não é um romance meloso ou algo parecido. Que pena que faz tempo que li e perdi a essência da leitura, mas espero um dia reler.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bom que leu e gostu tanto assim.Amei saber que a leitura é dinâmica e nem um pouco intediante, porque tenho ele aqui e agora que vou querer lê-lo mesmo. Gosto muito de histórias que se passem nesse mundo dos circos e esse livro pelo que pude perceber é um prato cheio né? Bom, o filme ainda não assisti,vou querer ler o livro primeiro.

    Amei a sua resenha, bem objetiva indo nos pontos fortes da história sem soltar muita coisa.

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©