sexta-feira, 3 de abril de 2015

Dica: 5 Livros Para Ler no Feriado


Título: A Palavra Não Dita
Autor: Walcyr Carrasco
Páginas: 168

Editora: Moderna


"A Palavra Não Dita - Talvez você já tenha ouvido falar de jovens que não conheceram seus pais biológicos e por isso não medem esforços para encontrá-los, saber o que pensam e como vivem. No entanto, mesmo que um dia se deparem com eles, qual é a garantia de ser por eles amados? Em "A palavra não dita", de Walcyr Carrasco, uma jovem tem o sonho de encontrar seu pai, mas não a qualquer preço: para ela, "pai" deve ser a palavra do afeto. As palavras nos permitem conhecer, comunicar, informar. Mas não só. Por serem simbólicas, elas não são neutras, por isso vêm carregadas de sentido. Impregnadas de nossa sensibilidade, elas nos colocam diante das coisas e das pessoas como seres que temem e que desejam. E algumas palavras, muito especiais, são cheias de ódio ou de amor."

Eu adorei ler A Palavra Não Dita, o final foi um ápice para mim, no começo do livro eu fui ligando as peças e quanto achei ter chegado em uma conclusão, foi algo totalmente diferente. Esse livro é de fácil leitura e a diagramação é ótima!


Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito

"A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários."

Não leia este livro a noite. Eu li durante a madrugada e desconfiei até mesmo de minha sombra. É um livro ideal para pensamentos acerca da vida, ou do vazio que sentimos algumas vezes. Embora diga-se que seja escrito para crianças, não é essa minha opinião.


Título: O Menino de Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Páginas: 187

Editora: Cia. das Letras


"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."


Típico livro para se ler em um dia. Porém, ele deixará ensinamentos para o resto de sua vida. Eu poderia ler esse livro muitas e muitas vezes e sempre teria algo diferente a aprender com ele. Ele nos mostra o valor de uma amizade e o quanto a vida pode ser irônica as vezes.



Título: São Bernardo
Autor: Graciliano Ramos
Páginas: 219

"Como a paisagem árida e impiedosa do sertão nordestino, a narrativa de Graciliano Ramos se vale apenas do essencial. Para ele, o mundo não libera encantos, as paisagens são apenas pontos de referência entre os quais os personagens se movem. Esta linguagem crua e despojada está presente em São Bernardo, romance que tem a força de uma tragédia rural brasileira. Adaptado para o cinema pelo diretor Leon Hirzsman, ele conta a história de Paulo Honório, um homem simples que, movido por uma ambição sem limites, acaba por se transformar num grande fazendeiro do sertão alagoano, e casa-se com Madalena para conseguir um herdeiro. Incapaz de entender a ótica humanitária pela qual a mulher vê o mundo, ele tenta anulá-la com seu autoritarismo. Com este personagem, Graciliano traça o perfil da vida e do caráter de um homem rude e egoísta, do jogo de poder, e do vazio que acompanha sua perigosa escalada, onde não há espaço nem para a amizade, nem para o amor. São Bernardo segue, dessa forma, como o mais contundente romance sobre a solidão escrito em nossa língua."
Ah, depois destas palavras eu nem tenho mais o que dizer. Embora seja um livro fino, é preciso prestar muita atenção quando se lê, pois você deve ficar atento a algumas informações  que serão muito importantes para o entendimento do livro. 


Título: Anna e o Beijo Frances
Autora: Stephanie Perkins
Páginas: 288

Editora: Novo Conceito


"Anna e o Beijo Francês - Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?"

Esse é mais um dos meus clichês preferidos. É um ótimo livro para se ler em um fim de semana ou feriado, para esfriar a cabeça e principalmente sair da rotina. Os personagens são apaixonantes assim como a história de cada um!

Espero que tenham gostado dessa seleção. Você já leu algum livros desses ou pretende ler? Deixe um comentário!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©