domingo, 9 de outubro de 2016

Dica de Leitura: Diário de Andrés Fava - Julio Cortázar

Título: Diário de Andrés Fava
Autor: Julio Cortázar
Tradução: Mario Pontes
Páginas: 128
Ano: 2016
Editora: Civilização Brasileira

O ponto de partida para o melhor Cortázar, com seus símbolos e enigmas Diário de Andrés Fava é composto de pequenas observações, anedotas, relatos brevíssimos, citações, diálogos, formando o que o próprio autor mais tarde chamaria de miscelânea como ele denominava livros como Histórias de cronópios e de famas, A volta ao dia em 80 mundos e Um tal Lucas. Foi escrito em Buenos Aires em 1950, concebido como parte do romance El examen, no qual o intelectual portenho Andrés Fava é personagem. Diário é, também, o ponto de partida para o melhor Cortázar, com seus símbolos e enigmas, os mesmos que fizeram do autor de O jogo da amarelinha um poeta em que a metáfora conviveu sempre com uma imaginação radical, imensa paixão literária e irreverente bom humor. Quem conhece a obra de Cortázar reconhecerá neste livro as questões que o atormentaram até a morte, os autores que o ajudaram a esclarecê-las e, sobretudo, seu estilo original e inconfundível, que salta do grave ao cômico, do anedótico ao reflexivo, com a desenvoltura de um improviso jazzístico, multiplicando surpresas que iluminam ao mesmo tempo a literatura e a vida.

Informações importantes: 

Julio Cortázar é um dos grandes autores latino-americanos, muito lido nas universidades e sempre com um público jovem interessado na sua obra. Inspirou vários filmes, entre eles, Blow-Up – Depois daquele beijo, de Michelangelo Antonioni, e Week End, de Jean-Luc Godard.

Diário de Andrés Fava foi escrito em Buenos Aires em 1950, como parte do romance El examen, no qual o intelectual portenho Andrés Fava é personagem. Faz pouquíssimas referencias aos incidentes e personagens do romance, porém é rico em elementos autobiográficos e em reflexões expressas com humor e melancolia, em torno de questões éticas, estéticas e literárias que preocupam Cortázar durante toda a vida. 

O diário foi excluído do corpo do romance, mas Cortázar o conservou cuidadosamente, como todos os textos que considerava "prontos" e dignos de serem publicados em algum momento. 


Por se tratar de um diário, há muitos devaneios e somos levados pela mente do eu-lírico. Entramos em mundo cheio de ideias que fluem a todo instante, diferentes imagens que se chocam e causam êxtase no leitor. 
Ainda sobre o suposto "sofrimento" do escritor: se de fato tens de sofrer, que não seja por causa do que escreves, mas como o fazes.
Há resenhas e críticas a livros que o narrador leu, filmes que viu. Há citações de escritores que Cortázar admira e de quem obteve influencia para seus escritos. Há muitas referencias a poemas e trechos de livros antigos, alguns dos quais nem foram publicados no Brasil.

Assim, não há outra saída a não ser elevar a linguagem até que alcance a autonomia total. Nos grandes poetas, as palavras não levam consigo o pensamento; são o pensamento. Que, claro, não é mais pensamento, e sim verbo.

Há períodos em que o leitor se perde em meio a dor e sofrimento do eu-lírico. Muitas passagens em que nos identificamos com a agonia e cólera do personagem. Somos bombardeados com frases vindas do âmago do autor, seus pensamentos mais profundos.
Num diário de vida, não se contam as mortes.

Entramos em um universo, que muitas vezes não somos capazes de identificar o que está acontecendo. Somos levados a ler até que algo faça sentido e retomemos o fio da meada. Para quem não leu o romance do qual este diário se originou, fica ainda mais difícil. E principalmente para quem não se foca nos detalhes, se perder é bem fácil.
Escrever o romance do nada. Em que tudo jogue de tal modo que o leitor possa perceber que o horrível tema da obra é não ter tema.
Esse é um livro curto, que vale a pena ser lido. Para se refletir sobre os temas nele abordados e para dar aquele leg no seu cérebro. E você, o que achou? Gostaria de ler esse livro? Deixe sua opinião nos comentários! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©