segunda-feira, 23 de maio de 2016

Resenha: O Santo Inquérito - Dias Gomes

Título: O Santo Inquérito
Autor: Dias Gomes
Páginas: 126
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2015
Livro cedido em parceria com a editora.
Uma mensagem de bondade, de generosidade, de lealdade e de respeito humano O santo inquérito conta a história de Branca Dias, cristã nova e ingênua, filha de Simão Dias e noiva de Augusto Coutinho, que foi vítima de perseguição após cometer um ato que, aos seus olhos, julgava ser de extrema bondade: salvar de um afogamento o padre da cidade. Esta é uma das grandes peças brasileiras modernas, por suas intenções artísticas e por suas preocupações sociais. Baseando-se num episódio histórico – ou lendário, como o de Branca Dias, vítima da Inquisição que alguns estudiosos veem como uma espécie de Joana D’Arc cabocla –, Dias Gomes afasta, de imediato, as fáceis, espetaculares e vistosas pompas que um escritor romântico traria para o palco. O que lhe importa é o conflito entre a pureza da personagem, a sua boa-fé, a sua sinceridade, e aqueles que deturpam seu comportamento, enxergando-o como uma ameaça à ordem e ao sistema de ideias estabelecidos. • O santo inquérito é outra manifestação do criativo talento do mestre do teatro que é Dias Gomes, de quem o público já conhece as aclamadas peças O Bem-Amado, Campeões do mundo e O pagador de promessas. • Dias Gomes foi um dos mais prestigiados dramaturgos e autores de telenovelas brasileiros do século XX e foi eleito para a Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras em 1991.
Recebidos do mês de Dezembro, clique aqui para ver o post completo.
Recebi da Bertrand, O santo Inquérito do dias Gomes em dezembro, mas só pude lê-lo em março, quem me dera ter conseguido ler antes. Apesar de ser um livro curtinho, é um livro bastante interessante e que nos traz vários ensinamentos e infinitas reflexões. Dias Gomes sempre nos surpreendendo com a sua ceticidade.


O Santo Inquérito se passa na década de 1750, e conta a história de Branca, uma mulher que salva um padre de um afogamento, e para isso ela precisa fazer respiração boca-boca. De inicio o padre agradece, porém depois ele passa a se apaixonar por ela, isso não é dito no livro, mas é dado a entender devido aos diálogos, as atitudes dele, e aos seus pensamentos. E devido a essa paixão que ele sente por ela, ele acaba por condená-la à santa inquisição. 

Ela, apesar de ser mulher naquela época, foi muito bem instruída pelo pai e pelo namorado, ela sabia muito bem de seus direitos e soube interpretar muito bem o que dizia a Bíblia. Então na Santa Inquisição ela pôde se defender de forma coesa e com razão, só que os carrascos não enxergavam isso. Para poder se salvar, o padre insiste em condená-la como culpada.
Branca: Não é uma coisa lógica, uma prova evidente da minha inocência? Mas eles não aceitam as coisas lógicas, as coisas simples e naturais. Eles só aceitam o mistério.
Os diálogos são pertinentes, com argumentos concisos e próximos da realidade daquela época. Os diálogos são atuais, visto que o livro é atemporal. Dias Gomes é um gênio.


Esse livro tem um pequeno equívoco, há uma análise da narrativa logo nas primeiras páginas feita pelo próprio Dias Gomes. Creio que essa análise devia ter sido colocado no final do texto, para que o leitor pudesse perceber a situação por si só. 
Branca luta conta uma impiedosa conspiração, assim como Zé do burro em o Pagador de Promessas.
O leitor é logo introduzido no universo de Dias Gomes e fica sabendo logo de cara quem é Branca, o que foi feito com ela, como a religião afetou a vida dela e das pessoas próximas devido a um pequeno ato de bondade. O autor do livro já lhes dá as respostas daquilo que você deveria interpretar. Então, se você quiser ler esse livro ao seu âmago, pule a primeira parte. Comece direto no iniciar da história, e não na análise dela.


Este é um livro fantástico que vale a pena ser lido. Se você se interessou pelo livro, deixe uma mensagem. O que você achou da resenha? Deixe um comentário!  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©