segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resenha: Antônio: O Primeiro dia da Morte de um Homem - Domingos Oliveira

Antônio: o primeiro dia da morte de um homem
Autor: Domingos Oliveira
Páginas: 176
Editora: Record
Ano: 2015

Ficção nacional, Romance

Um pungente romance sobre relacionamentos recheado de cenas antológicas de amor, dor, amizade e sexo 
Em seu primeiro romance, Antônio: o primeiro dia da morte de um homem, Domingos Oliveira, com estilo próprio, constrói uma narrativa de entrega e liberdade. Professor, roteirista, escritor frustrado, homem que já não é garoto, Antônio é um protagonista inesquecível, e nas páginas do romance faz o que todo personagem deveria fazer: vive. Ele ama, sofre com o término de um longo casamento, apaixona-se por Manuela e Nádia – vértices de um delicioso triângulo amoroso –, escreve, luta por reconhecimento, tudo isso observado pelo espectro do amigo Eduardo, recém-falecido, que não se furta a emitir opiniões e tentar interferir nas decisões de Antônio.Antônio é um livro que, se carrega muito da dramaturgia de Domingos, é literatura de primeira, um livro que nasce clássico.

Antônio almeja ser um escritor reconhecido. Em busca disso, decide escrever sobre um dono de uma banca a qual sempre passava. O personagem que nomeia este livro, tem sentimentos intensos, pensamentos rápidos sobre a vida. Antônio vive, se abala, se alegra, anseia.
Para dizer a verdade, Cavalcanti gostava de dormir em cima de seu dinheiro,. Porque não tinha a menor ideia do que fazer com ele.
Cavalcante é o dono da banca, assim como Antonio, vive a vida de modo descontraído e despreocupado com certas opções. Esse é um homem corajoso e de fibra, que merece ter um livro de sua vida.
Cavalcanti, no tempo em que amou e viveu, teve e perdeu tudo várias vezes. Hoje tem pouco, a não ser tudo isso dentro dele.


Ele se joga no que a vida lhe oferece. Depois de um longo casamento, se vê trocado por um homem mais novo, com mais vigor. Sua mulher o deixa pois se cansou de certa forma. Ainda continuam amigos, o que faz Antônio repensar certos aspectos de sua vida. 
A melhor amiga que um homem pode ter é sua ex-esposa, uma mulher com quem você já foi muito para a cama.


Em uma ida ao cinema, encontra uma mulher mais jovem, que julga ser uma de suas alunas. Eles se envolvem num caso. Dias depois recebe uma proposta de duas namoradas. O trio então segue em uma quase paixão, com sentimentos fulgurantes, luxúria em busca de conhecimento do corpo alheio e de seu próprio.
Um dos maiores prazeres da vida é descobrir que muitos tabus que nos fazem sofrer  e nos limitam são feitos de vidro fino.

Nádia amava Manuela que amava Nádia que amava Antônio que amava Manuela que amava Nádia e Antônio que amava Antônio e Manuela até o mistério completar-se e os três amarem os três.
Embebidos em bom humor e em aventuras nunca antes pensadas pelo nosso personagem, o leitor é levado a imaginar o que se passa no quarto dos espelhos. Três corpos entrelaçados aos lençóis, suor e deleite em uma cama.
O sangue de Antônio imediatamente invade seus canais cavernosos.

Com cenas de sexo filosóficos, caracterizados pelo abstrato em conjunções com o conhecido, Domingues nos expõe a situações cotidianas de um modo épico. Fatos antes não aspirados, passam a ser cuidadosamente descritos com uma reflexão peculiar. Entre lençóis, excreções e imagens de 3 corpos que se tragam um ao outro, a história da morte de um homem.
O covarde morre muitas vezes, porém o bravo encontra a morte apenas uma vez
E ai, o que achou do livro? Se interessou? Deixe um comentário! Vou adorar saber sua opinião.

·    Domingos Oliveira nasceu no Rio de Janeiro em 1936. Em mais de sessenta anos de profissão, já escreveu 23 peças, dirigiu 59, publicou três livros, lançou seis traduções, dirigiu dezesseis longas-metragens, desde Todas as mulheres do mundo (1967) até Infância (2014). 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. ooooi, tudo bem?
    O livro parecer ser bem interessante e rápido de ser lido.

    Parabéns pelo blog, muito bonito! Seguindo. =)

    BIO-LIVROS | PÁGINA | Produtos Natura

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©