quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Resenha: Guerra Negra - Débora Falcão

Olá queridos, como vão? Hoje quero falar a vocês de um livro que terminei já faz algum tempo, bora lá?

Título: Guerra Negra
Autora: Débora Falcão
Páginas: 179
Editora: Deuses
Ano: 2015
O mundo está diferente, caminhando a passos largos para uma guerra sem precedentes. Enquanto isso, um homem se destaca e cresce politicamente. Jovem, bonito, de família tradicional francesa, carismático, com incrível poder de persuasão. M. Junius de Margeau parece ser a única salvação para os problemas gerados pela ganância e egoísmo da humanidade. Mas, por baixo de tanta beleza e bondade, algo muito estranho se esconde e uma garota de dezessete anos descobre isso da pior forma possível.
Keren-Hapuque é a protagonista de Guerra Negra, uma ficção destinada ao público jovem e adulto, recheada de ação, aventura, romance e suspense.
O primeiro livro da Saga Cidade de Cristal.
Criada em uma família tradicional judaica, sempre teve suas opiniões regradas e apesar disso, é mandada para um colégio na Califórnia. Keren é uma adolescente muito chata e facilmente influenciável. Ao chegar no colégio, se mostra uma garota sem voz, que diz sim a pessoas que acabou de conhecer apenas para se enturmar. 

Uma colega a convence de ir a uma festa, chegando la, há um ritual muito estranho e tempos depois ela aparece misteriosamente na porta de seu próprio apartamento, sem se lembrar do que aconteceu. Nesta festa, ela chegou a conversar com o aniversariante, Junius de Margeau, onde sua vida se transformou. 


Tal amiga ainda a convence de participar de outros eventos em que a ceita atua, Keren em vez de recusar, permanece no local mesmo depois de fatos bizarros ocorrerem. Ela é praticamente obrigada a participar de alguns rituais, e mesmo sentindo-se desconfortável perante sua religião, permanece no local, talvez por querer agradar a amiga. [Isto foi extremamente entediante]

O livro se passa no futuro, Keren se vê cercada por pessoas com nomes diferentes e de hábitos estranhos, com uma guerra prestes a acontecer. Potencias como Estados Unidos ainda estão presentes, bem como México passa a investir em energia nuclear e o Brasil se torna um dos principais detentores do petróleo do mundo. Nesse cenário, seus amigos compartilham de uma opinião formada sobre uma futura guerra, a qual ela fica sem entender. 
"Em breve, algo maravilhoso acontecerá. Nossa Mãe prometeu que enviará um homem que nos ajudará a salvar o planeta de tanta maldade, e viveremos uma era de paz e harmonia."
"Só que para isso" continuou Amaryllis: "Muita coisa vai acontecer. Veja a sua volta. Guerras e rumores de guerras. Fome. O mundo em colapso. Está chegando o momento em que mundo achará que é o fim, mas será um recomeço. Gaya nos enviará seu filho para nos proteger"

Em grande parte do livro Keren só pensa em sexo, aos 16 anos, sua atração pelas pessoas é muito forte. Em uma cena, ela chegou a fazer o que seria uma loucura a fim de ficar com um rapaz. Ela estava hipnotizada e tudo o que queria era ficar com ele. Isso parece um pouco fútil, porém, dada as circunstancias, ficou claro de que Keren era uma peça importante neste enigma. Tal homem não media esforços para controlar a moça, em vista de um objetivo maior. [Infelizmente não revelado no livro]

Eis que se passam 7 anos, Keren não mais é aquela adolescente mimada e beirando a futilidade, e sim uma mulher que teve de lutar e sobreviver durante a guerra [que eclodiu de repente e ficamos sem saber qual o real motivo dela]. Não há uma transição entre essas duas pessoas tão diferentes, o leitor é simplesmente jogado de paraquedas na história.

Os personagens só são apresentados justamente nas cenas em que eles aparecem, ficando algo um pouco superficial. São apresentados apenas quando terão algum papel na trama. Alguns são bem construídos, mostrando uma personalidade e uma possível razão das ações em questão, já outros, pouco se falam deles. 

Não fica claro quem é Keren-Hapuque e qual sua missão na Guerra Negra. A autora só nos conta pedaços da vida da jovem, aqueles que são (ou deveriam ser) importantes para atrama, nada mais. Ficamos avulsos a vários acontecimentos, algumas cenas são confusas assim como os sentimentos de Keren. Ela simplesmente não sabe o que quer. 


Keren se transforma em uma espécie de Sara Conor, é incrível o modo que a personagem luta para defender os seus, não se acovardando de matar inocentes, paradoxalmente a atitude dela de poupar aqueles que seriam inimigos. Ela se tornou uma mulher forte e guerreira, e eu senti falta desse crescimento pessoal e dessa maturação dela no livro. 

Por ser um livro introdutório ao mundo de Cidades de Cristal, várias dúvidas são levantadas, o leitor fica curioso e um pouco frustrado com tantas perguntas e nenhuma resposta. Em suma, é um livro com uma premissa interessante e uma história que promete vários conteúdos, porém a autora não soube organizar corretamente tantas informações. Creio que o livro poderia seguir uma cronologia com informações mais concisas e com um proveito maior de algumas cenas, bem como se aprofundar mais nos personagens. 

É um universo que vale a pena ler, aguardo o segundo livro da Saga Cidades de Cristal, espero sanar as dúvidas deixadas por Guerra Negra. Se interessou? Clique aqui para ler os dois primeiros capítulos da obra! Você pode comprar o livro, tanto físico quanto em e-book pelo Clube de Autores aqui, ou pela Amazon aqui


Formada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, apaixonada pelas artes cênicas, literatura fantástica, música e dança. Trabalha como diagramadora em uma editora e atualmente vive com marido e filho na cidade de Recife, em Pernambuco, onde escreve e está trabalhando em seus próximos livros.

FanPage da Autora | FanPage Editora Deuses | Blog da Autora

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei a resenha, já ouvir falar bastante da autora e de sua obra, mas até o momento não li.
    Beijos

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola lindona estou com esse livro e confesso que essas pontas soltas me desanimaram bastante, e olha que a autora tem um ótimo enredo pena que pelo visto não soube trabalhar. Uma pena o leitor ficar perdido sem respostas, e já me irritou essa protagonista que foi manipulada. Vou deixar para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Acho que não leria o livro, é bem confuso a transição e não tenho muita paciência pra isso. afinal fica confuso e não se entende muito bem a história, mas parabéns pela resenha.
    http://k-secretmagic.blogspot.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. Pela sua resenha, acho que o livro precisa passar por uma reorganização. Como você falou, a premissa é interessante, mas acho que falta amadurecimento das ideias. Talvez um bom agente literário daria bons conselhos para sanas os problemas.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©