sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Resenha: Despertando Vidas - Dr Fabio Gabas

Título: Despertando Vidas
Autor: Fábio Gabas
Páginas: 216
Editora: Butterfly

Despertando vidas apresenta exercícios e técnicas para melhorar significativamente sua saúde física e emocional, disposição e energia. Você poderá modificar seus estados emocionais, valores, crenças e níveis de consciência que determinam sua percepção de mundo e, consequentemente, ganhar qualidade de vida. Por meio de um modelo de alimentação e de condicionamento físico elaborado a partir dos princípios que regem uma função celular ideal, descubra como desfrutar de mais bem-estar com menos esforço.
No primeiro capítulo somos introduzidos a conceitos de saúde integrativa, e nos é apontado o fato de que algumas campanhas de conscientização são focadas no tratamento de doenças já manifestadas, e não na prevenção real dela. É citado a prevenção através de exames periódicos de mamografia, mas este exame não vai prevenir a doença de existir, e sim detectar precocemente que ela exista, podendo tratá-la. Isso fez todo sentido pra mim, afinal, descobrir a doença precocemente não tem nada a ver com impedir que ela surja. 


O mesmo capítulo ainda aborda algumas noções de biologia celular, o que achei um tanto inadequado. Por ser um livro para "leigos", creio que algumas expressões não couberam no contexto. Apesar disso, com algumas metáforas foi possível explicar alguns pensamentos. Tal qual o núcleo da célula é confundido com o seu cérebro, quando na verdade é o órgão reprodutor dela. 
"Porém, como diria dr. Bruce, confundir o cérebro com órgão sexual é algo considerado bastante comum, principalmente entre os homens, acusados de pensar mais com outras "partes" do corpo.
Com um toque de humor, o autor revela vários conselhos que nos ajudam a melhorar nossa vida. Grande parte dele é voltado par o bem estar da mente, que consequentemente nos ajudaria com o corpo. Segundo ele, há uma grande ligação do físico e espiritual. Ele nos ensina exercícios a fim de relaxarmos e termos mais paciência, bem como reagir a determinados acontecimentos.
"É mudando as lentes com as quais enxergamos o mundo que podemos melhorar nossa qualidade de vida.Não são os fatos que trazem sofrimento, e sim nossa percepção sobre eles."
Ele ainda apresenta algumas bases científicas sobre tais estudos referentes aos resultados apresentados, porém, deixou a desejar. Os relatos eram superficiais, cheios de palavras de difícil compreensão a fim de rebuscar o texto. Em minha opinião, ele floreou demais as frases, para que o leitor achasse tratar-se de algo culto, quando na verdade estava apenas enfeitando meias verdades. 

Apresenta ainda conceitos em inglês, e algumas denominações estranhas para técnicas julgadas por mim como senso comum. É um quê de psicologia barata com informações rasas sobre biologia molecular. 


O livro ainda conta com várias citações que nos fazem refletir sobre a vida. Em suma, é um livro bom, com algumas pendencias para o charlatanismo, mas que certamente te convenceria de que tudo ali descrito é verdade, caso você fosse inocente suficiente para tal. 
Como diria Eistein, "um problema não pode ser resolvido no mesmo nível de consciência em que foi criado."
O livro precisa de tanta confirmação para o leitor, que até mesmo o nome do autor é escrito com um "Dr." como prefixo. Ele precisa influenciar o leitor de que aqueles escritos foram feitos especialmente ara você por um Doutor, alguém importante. Vários foram os livros escritos por doutores, e nem por isso tiveram um "Dr." estampado nas primeiras páginas. 

É referenciado vários "estudos" estrangeiros, pouco se fala dos estudos nacionais, será que é porque não há estudos nessas áreas no Brasil, ou simplesmente para fixar o fato de que é um estudo "melhor", já que é feito por estrangeiros? Um estudo sério? Não sei responder, creio ser uma junção dos dois. Estudos esses realizados por uma instituição ao qual o autor faz parte, ele estava realmente certo? 

Se ele está ou não certo, não cabe a mim julgar. O que julgo é que o livro tem sim um efeito placebo sobre nós, ao lermos passamos aprender conceitos disformes, mas de modo que encaixemos isso no nosso cotidiano. Dr Fábio Gabas fala com tanto empenho sobre os estudos, e nos explica com tanta paixão que seria muito triste se fossem mentiras. 

O carisma é nato deste autor, ele te conquista (ou tenta) em cada frase. Um ponto positivo do livro, é que o autor transparece ser ele mesmo, ele torna-se nosso mais fiel amigo (e conselheiro). Como não acreditar em alguém que critica veladamente o machismo e ainda por cima tenta explicar conceitos biológicos de "fêmeas" e "machos" sem que fira os direitos dos oprimidos (Comunidade LGBT e afins)?. Afinal, era preciso fixar que ele não estava sendo preconceituoso, e não me pareceu ser. 


[Este livro faz parte de uma TBR que fiz no início do mês, para saber quais os próximos livros na lista de leituras do mês de novembro, clique aqui e saiba mais.]

Há sim grandes verdades nesse livro. Precisamos reprogramar alguns dos nossos hábitos para vivermos em paz com o mundo a nossa volta, de forma a estarmos em harmonia com o nosso interior. 
Precisamos aprender a gerar em nós as emoções que  queremos sentir em vez de esperar passivamente que o mundo ao nosso redor as traga até nós.
Eu poderia citar várias frases motivadoras, são tantas ao longo do livro que eu gastei milhares de post-its. Fica sim um ensinamento de que "nossa qualidade de vida é determinada pelo significado que damos a ela e às emoções correspondentes." Apesar de ter algumas opiniões oposta ao do autor. 
Se interessaram pelo livro? O que acham desse tipo de livro? Contem-me nos comentário! 

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Um livro bem diferente não é mesmo?
    Juro que achei que o livro era repleto de receitas, acho que foi por causa da capa.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, o livro não chama muito minha atenção, mas talvez o carisma do autor me agradasse. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. bem, particularmente eu não gosto de leituras do tipo... a principio, pensei tratar-se de algum livro sobre receitas saudáveis e afins, mas vendo a resenha percebi que estava redondamente enganada xD
    não leria, ainda mais por essa 'charlatanice' contida na obra...

    ResponderExcluir
  4. :/ Não curto esse tipo de leitura! Mas quem sabe um dia, pois não sabemos que cairá no nosso gosto literário.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. acho a ideia do livro até interessante mas eu não compraria, talvez se ganhasse de presente leria.

    ResponderExcluir
  6. Achei a premissa do livro ok, mas nada demais. Você ter escrito que o autor forçou demais em algumas partes me desmotivou a ler, odeio quando fazem isso! E também por ele ter deixado os estudos nacionais da área de lado.
    Gostei bastante da resenha!

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei muito de biologia e achei interessante a abordagem que esse livro faz. É realmente interessante e educativo. Quem sabe ele entre na minha listinha né? Bejo!!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei curiosa com o livro quando vi, mas sua resenha me deixou um tanto confusa sobre se realmente sou o público alvo adequado para ele... achei que fosse algo voltado para Cura quântica...

    ResponderExcluir
  9. Eu pensei que se tratava de um livro de receitas saudáveis, mas pelo visto está mais para um livro de auto ajuda, usando conceitos da medicina. Olha, não é uma leitura que eu costuma fazer, mas se tiver oportunidade eu lerei.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não curto muito livros de auto ajuda, mesmo precisando de ajuda para me manter saudável hahaha mas prefiro ir ao médico do que ler um livro. Acho que esse tipo de informação é melhor buscar com profissionais e pessoalmente. E se precisar, buscar segundas e terceiras opiniões rsrs vou deixar essa leitura passar.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Não é bem o gênero que curto ou costumo ler mas parece ser muito interessante e com ótimas dicas, vou recomendar a pessoas que sei que gostam e sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É uma leitura muito diferente do que eu to acostumada, sério. Acho que não é um livro que eu colocaria na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©