quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva Literária 2014 ☺



Olá galera, como vão? Este é o último dia de 2014, e como tal, vamos fazer uma retrospectiva literária. Foi a Angélica do blog Pensamento Tangencial que teve a iniciativa, é uma postagem coletiva, que envolve blogueiros e leitores a uma postagem anual. Vamos lá?

A aventura que me tirou o fôlego

Esse é o último livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito pelo escriba senior do Acampamento Meio-Sangue, Rick Riordan, por esse motivo, foi o mais emocionante. Durante a aventura, fica claro que Perseu vencerá o Titã Cronos, porém, vários dos campistas ficam feridos e correm o risco de morrer, o que nos deixa ainda mais apreensivos.

O terror que me deixou sem dormir

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo

O livro que me fez chorar

O melhor livro que li em 2014

Esse livro é realmente incrível! Eu não conseguia dormir de tanta raiva que fiquei do Lee, aquele cara é um canalha. O Pacto, de Joe Hill mudou minha forma de ver a vida porque a história demonstra o que as pessoas podem esconder de você, e o que você fica sujeito a fazer quando descobre isso. As pessoas se mostram falsas sejam por algum interesse, ou apenas para proteger você. O livro me fez chorar porque conta uma verdadeira história de amor, que mesmo que tenha acabado, não chegou ao fim. E claro, depois de tudo isso, óbvio que seria o meu livro preferido de 2014.

O suspense mais eletrizante

Clarissa é uma verdadeira mentirosa. Em "A teia da Aranha" Agatha Christie nos envolve em um mistério muito enrolado. A autora auxiliada por Clarissa tece uma teia de aranha, que levará ao desenrolar da trama devido aos fatos apontados. 



O romance que me fez suspirar

O melhor livro nacional

Helena é sem duvida o melhor nacional que já li, seja em 2014, seja na minha vida. Machado nos envolve com uma personagem com grandes qualidades, mas também com vários defeitos, tornando a humana. O romance é de arrancar lágrimas, e seu final surpreendente.


A saga que me conquistou

A Saga Encantadas traz personagens já conhecidos, mas com histórias recontadas de um modo diferente pela Sarah Pinborough. 


O livro que me decepcionou

Comecei a ler este livro cheia de expectativas, o que foi muito ruim. Esperei uma história e me deparei com outra, e a que eu tinha pensado era muito melhor. Veneno é o primeiro livro da Saga Encantadas, porém, não foi de tudo uma leitura ruim, pude absorver muitos ensinamentos com ele, e repensar em quais seriam os vilões.


O livro que me surpreendeu

Em Poder, eu pensei tratar-se de uma história, mas percebi não ser nada do que eu estava pensando. A história mostrou-se ser melhor do que eu pudesse ter imaginado, e por isso, esse livro definitivamente me surpreendeu, e eu leria ele novamente se pudesse.


O thriller psicológico que me arrepiou: nenhum, que eu me lembre.


O livro mais criativo

O último livro que terminei

Posso dizer que esse livro é "Muuito Louco". Do início ao fim é uma aventura. Os acontecimentos mudam de acordo com o humor dos personagens, e isso é frequente, além do cenário de fantasias, assim como em "Coraline" também de Neil Gaiman. Agradeço a minha amiga Ohana por ter me proporcionado essa ótima leitura.


O melhor HQ: Eu não leio HQ.


O infanto-juvenil que se superou

No começo, a leitura estava um pouco maçante, com fatos rotineiros e que não eram surpresa alguma, mas já no meio do livro, enfim, aconteceram coisas e a ação começou. Harry Potter e a Câmara Secreta de J.K. Rolling se superou.

A capa mais bonita


Livro três da série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan.


O livro que li em um dia

Por se tratar de um livro fino, eu pude lê-lo em apenas um dia.


O primeiro livro que li no ano

É um dos meus preferidos de Victor Hugo, ele me surpreendeu tanto na forma de escrita como no enredo da história. Eu finalmente soube porque ele é um dos clássicos da literatura mundial. Agradeço a Raphaela por ter me emprestado essa maravilha novinha! (E olha que ela nem tinha lido ♥)


O livro que abandonei

Oh pelos Deuses, esse livro é muito chato. A leitura se torna difícil de tantas palavras indígenas que contém, José de Alencar, na minha opinião foi muito infeliz ao colocar tantos dialetos diferentes nesse livro. A história de Iracema a índia dos lábios de mel é bonita, e de certa forma interessante, porém, dificilmente vou retomar esse livro novamente. 


O livro que li por indicação

Foi minha professora de redação que me indicou e emprestou esse livro. Nele, Mia Couto conta duas histórias que se intercalam. O modo de escrita é muito envolvente, além de ter muitas frases úteis ao dia-a-dia.

O(a) autor(a) revelação

Pedro Gabriel começou sorrateiramente publicando seus guardanapos e escritos na página do Facebook, mas transformou-se em livros pela editora Intrínseca esse ano. Namorei por muito tempo esse livro, e enfim, fui presenteada com ele por minha amiga, obrigada Rapha☺. Leia a Resenha aqui.
O casal perfeito: Anabeth Chase e Perseu JacksonO(a) personagem do ano: Foi Merrin do livro O Pacto, ela foi uma grande guerreira, e por mais que tenha feito escolhas a serem contestadas, foram feitas por amor verdadeiro.O clássico que me marcou: Foi O bom Crioulo de Adolfo Caminha, tive de lê-lo para uma prova do colégio, mas nunca vou me esquecer de tal história.


A frase que não saiu da minha cabeça

Amores sempre vêm e vão, mas nunca vêm em vão. (Eu me Chamo Antonio)


O livro que me fez rir

O livro que me fez refletir

Por mais que tenha sido uma leitura demorada, Elizabeth Gilbert me fez rir de alguns padrões de nossa sociedade machista, e tal livro me fez refletir sobre o que realmente importa quando queremos ser felizes.


O livro de fantasia que me encantou

O Livro de Marina Colasanti conta histórias de fadas de um jeito simples e encantador.Li em 2014 23 livros.Li em 2014 5223 páginas.Comprei em 2014 27 livros. Os quais li apenas um. Todos foram comprados na Black Friday e tenho eles como meta de leitura para 2015.A minha meta literária para 2015 é: Ler mais livros, principalmente aqueles que comprei. Em breve tem o post das metas para 2015, fique ligado.
Espero que tenham aproveitado as leituras. Quais as suas respostas? Deixe as nos comentários!


Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©