segunda-feira, 25 de agosto de 2014

70 Anos de Leminski


Olá galera tudo bem? Hoje comento sobre os 70 anos da vida e obra de Paulo Leminski, completados ontem (24/08/14)
Esse post é uma sugestão da leitora e amiga Ohana, além de ser uma monstruosa destruidora de livros, ela também é uma amante dos poetas marginais.



Paulo Leminski Filho nasceu em 24 de agosto de 1944, em Curitiba, capital paranaense. Sua vida foi bastante interessante pelo que pude ler a respeito. Casou-se aos 17 anos com a desenhista Neiva Maria, e separou-se em 1968. No mesmo ano, casou-se com a poetisa Alice Ruiz. Tempos depois de começarem a namorar, Leminki e Alice foram molhar com sua primeira mulher e o namorado, em uma espécie de comunidade hippie. Fez parte da contracultura, a qual teve grande expressão no Brasil com o Tropicalismo. Fascinado pela cultura japonesa, escreveu haicais, além de ser autor de uma biografia de Bishô, pai dos haicais.


Caracterizado por seu famoso bigode e óculos, Leminski segue na memória daqueles que sentem-se tocados pela poesia. Para ele, a poesia não tem e nem deve ter um por que. 
No documentário abaixo, afirma "Ser poeta ao 17 anos é fácil, quero ver continuar acreditando na poesia aos 25, 30.." Não prolongarei esses escritos, deixarei que vejam a essência do poeta, crítico literário, professor, tradutor e faixa preta de judô. Dirigido por Werner Shumman, em 1985, o qual é o mais importante trabalho realizo sobre ele. Quatro anos mais tarde, vem a morrer em Curitiba. 





Espero que tenham aproveitado essa meia hora. Eu adorei. Até mais!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©