segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Resenha: Terra Amaldiçoada - Douglas Lobo

Título: Terra Amaldiçoada
Autor: Douglas Lobo
Páginas: 165
Ano: 2015
Produção Independente
Nacional

Demitido de seu emprego em São Paulo, Fabrício Machado retorna a sua terra natal, no interior do Piauí. Ali, espera reavaliar sua vida para decidir o rumo a seguir. Logo porém ele descobre que o ambiente rural arcaico onde cresceu está em extinção. O progresso chegou, ameaçando sua fazenda, sua família e todo um modo de vida. Quando uma série de assassinatos começa a ocorrer, Fabrício desconfia que uma presença maligna assombra sua terra. Uma força aterrorizante que não cessará de matar até que se vingue do mundo que a criou.

Terra Amaldiçoada é um livro nacional de suspense. Ao chegar na sua antiga casa, numa fazenda no interior do Piauí, Fabrício passa a perceber estranhos acontecimentos. Desde mortes de animais de uma forma nunca antes vista, a assassinatos suspeitos de pessoas conhecidas. 

Fabrício já não gostava daquele lugar antes, ele não nasceu para cuidar da terra, e embora seu irmão diga a ele que ele deva isso ao pai dele, ele não pensa desta forma. Com os estranhos acontecimentos e sua mãe doente, Fabrício tem de ficar para proteger sua família e descobrir o que está acontecendo. 
Quantas pessoas ainda viviam assim, colocando algo abstrato como a tradição acima de seus interesses? Onde ficava a vontade do indivíduo, que deveria ser o mais importante? 

Há um conflito interior pelo protagonista, ele não consegue decidir se deve ficar com seus conhecidos, por mais que não goste do local, ou voltar para uma metrópole em que é apenas mais um. Deve ele abdicar do que quer, para fazer o que é certo? 
Quando criança, os adultos davam a ele a impressão de terem controle sobre suas vidas. Adulto ele próprio, aprendeu que a maioria não tem. Vivem um dia depois do outro, sem um plano, sem ambições, reagindo mais do que agindo. Constroem suas vidas em resposta às situações: empregos, casamento, filhos, dívidas, demissões.
Acabamos por entrar neste conflito, nos parece tão simples a primeira vez em que nos é colocado as opções, mas depois que passamos a conhecer as reais circunstâncias, também ficamos em dúvida.


Terra Amaldiçoada é muito bem escrito e nos fazem querer mais. É uma  trama muito bem amarrada. A escrita nos prende e o leitor não consegue parar de ler. Nada é dito sem precisão, e os detalhes nos deixa curiosos para saber o que se segue. 
Quando criança, ele não notava isso, mas agora percebeu: poder, dinheiro e status eram o que motivava aquela elite agrária. Do mesmo modo que os clientes com os quais lidava na agência. E tinha que reconhecer: aqueles homens sabiam o que queriam. e ele?
Eu senti medo com este livro. A cada nova frase eu me segurava na cadeira e esperava pelo pior, mesmo torcendo para que os personagens se salvassem. Enquanto eu tentava entender o porquê de tudo estar acontecendo juntamente com os personagens, eu buscava compreender também o sentimento dos personagens naquela loucura toda. 
Ele tendia a rejeitar o sobrenatural por princípio. Mas desde que chegara ali, o incidente na antiga área indígena ocupava sua mente. E ele o via agora com riqueza de detalhes, como se o ambiente físico o tivesse reavivado em sua memória. Ele via aquele dia como se tivesse acabado de ocorrer...

Cada personagem tem uma forma característica de falar e pensar, isso fez com que fosse possível dar voz a cada um deles. As falas não eram sinalizadas com travessões, e sim com aspas, o que nos pedia atenção ao ler para não se perder.
Trabalho duro? Marcando gado com ferro? Usando queimadas pra criar áreas de plantação? Vocês não trabalham a terra; são parasitas dela.
A diagramação é ótima, embora as letras sejam pequenas. Os capítulos são curtos e bem concentrados. Os detalhes no início de cada capítulo dá um ar de suspense. A única coisa que me desagradou foi o final. Por mais que eu esperasse por algo, o modo como foi revelado não me deixou satisfeita. Não queria que tivesse uma explicação. O fato de ter uma explicação fez com que eu perdesse o interesse. 



Douglas Lobo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceara, Douglas Lobo e autor dos romances "Terra Amaldiçoada" (2015) e "O Ultimo Natal de um Homem Rico" (2017). Natural de Valença do Piaui, cresceu em Fortaleza, onde voltou a morar em 2016, depois de dez anos no Rio de Janeiro.

E vocês, o que acharam? Leriam Terra Amaldiçoada? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá!
    Terminei de ler este livro essa semana, ainda não fiz resenha. Também gostei muito e eu gostei da explicação, só não queria que ela tivesse morrido, torcia para um romance rs
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©