segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resenha: As mais belas histórias da Antiguidade Clássica - Gustav Schwab

Olá meus queridos, como estão? Hoje quero falar de um livro muito interessante. Apesar de ser um livro longo, eu me deliciei com a leitura. Procurei ler devagar, para poder compreender melhor e  também para que eu conseguisse assimilar o conteúdo. Chega de delongas, vamos à resenha!


As mais belas histórias da Antiguidade Clássica: Metamorfoses e mitos menores (Vol.1)
Gustav Schwab 
Páginas:336
Tradução: Luís Krausz
Editora: Paz & Terra
Livro cedido em parceria com a Editora.
“Hoje, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica permanece como leitura valiosa não apenas para adolescentes, mas também para adultos. Útil para quem procura um primeiro contato com os mitos da Antiguidade clássica (sem a aridez habitual aos manuais de mitologia), as narrativas são também lidas com grande prazer e curiosidade pelos já iniciados, pois é antes de tudo obra de valor literário intrínseco, além de qualquer função didática que possa ter.” - Paula da Cunha Corrêa.
No primeiro volume estão reunidos “Metamorfoses e mitos menores”, a começar pelo mito de Prometeu, o mito hesiódico das gerações humanas e os relativos às origens das tribos gregas. Além destes, as histórias dos argonautas, de Héracles e os heraclidas, Teseu, Édipo e a guerra de Tebas.
Este é o primeiro livro de uma trilogia que abordará a mitologia. É a mais famosa obra de Gustav Schwab e grande marco do gênero. A versão brasileira foi editada a modo de se adequar a escrita atual e a fim de conquistar jovens e adultos. Também foram adicionados outros mitos, deixando a obra mais completa.

Nas primeiras páginas do livro nos deparamos com um longo sumário. O leitor pode ficar assustado com a quantidade de títulos que pode haver nestas páginas, mas vou logo avisando que não é tão complicado assim. No início é abordado vários mitos menores, cada um tem cerca de uma página. Falam de Prometeu, Dédalo e Ícaro e Europa entre outros que eu desconhecia.
Foi assim que surgiram os primeiros seres humanos, que logo povoaram a terra. Mas por muito tempo eles não souberam como fazer uso de seus membros, nem da centelha divina que tinham recebido.


Mais a frente, ficamos sabendo toda a história dos Argonautas, um grupo de heróis que parte em busca do Velocino de Ouro. Entre eles, estava Héracles, filho de Zeus, mais conhecido por nós como Hércules.  Que terá um capítulo só para si. Como são abordados mistos Gregos e Romanos, alguns nomes foram alterados e outros duplicados. Por isso fiquei mais atenta ao longo do livro.
Disse que naquela época até mesmo Zeus, tendo tomado a forma humana, lutou com Héracles e foi vencido por ele. Apesar disso, o deus cumprimentou o filho por sua força.
Zeus era muito mulherengo, é impressionante a quantidade de mulheres pela qual ele se apaixonou. Hera, sua fiel esposa, e ciumenta também, tentava a todo custo se vingar das mulheres que ele nutria uma paixão. Eram as mais belas moças conquistadas por ele, e a falta de sorte fazia com que elas pagassem pela traição do deus. Vários também foram os filhos que ele teve fora do matrimônio, o que levou a uma legião de descendentes perseguidos pela deusa protetora do casamento. Irônico não? 
Aracne teceu vários desenhos nos quais pretendia desonrar os deuses, especialmente Zeus, que ora se transformava em touro, ora em águia, ora em cisne, ora em sátiro, em fogo ou em chuva de ouro para enganar as filhas dos homens


As mais belas histórias da Antiguidade Clássica é bem direto e conciso e não é de difícil compreensão. Esta obra pode ser usada como base para trabalhos acadêmicos, assim como foi utilizado como manual de referência de mitologia grega e romana nas escolas alemãs até o início do século XX. Publicada em 1840, é importantíssima para aqueles que buscam um primeiro contato com a mitologia, não deixando de trazer surpresas aos especialistas no assunto.

Os deuses e reis tiveram muitos filhos, em alguns momentos eu fiquei confusa com a quantidade de nomes. Os personagens estavam sempre em apuros, em nenhum momento foi relatado um mito de um acontecimento cotidiano. Sempre era algo relacionado a vingança. E as personagens femininas geralmente eram lindas donzelas. 

Eu gostei muito de ler este livro, consegui me aprofundar um pouco mais na mitologia, certamente darei continuidade a trilogia. Espero que vocês tenham apreciado esta resenha. Se interessou pelo livro ou já leu? O que achou? Deixe um comentário!

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Quero ler *-*
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei bastante da sua resenha e especialmente de conhecer o livro, pois gosto muito de mitologia e seus personagens, apesar de não saber quase nada mais profundo sobre eles. Esse livro com certeza seria uma ótima forma de saber mais sobre o assunto. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu gosto muito da mitologia greco-romana, mas me falta tempo para ler mais sobre isso. Será que tem e-book desse livro? Adoraria poder lê-lo.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor!
    Fiquei muito interessada nessa obra. Estava à procura de um livro que me desse os mitos clássicos, mas fiquei com uma dúvida: esse livro apresenta apenas mitos gregos? Há, também, mitos nórdicos, romanos, egípcios…? Adoraria saber.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei!
    Eu simplesmente amo essa temática, e mitologia grega é uma das coisas que mais me interessam quando se trata desse gênero.
    Eu adorei sua resenha e fiquei muito interessada nesse livro. Já vou anotar para comprá-lo.
    Obrigada pela dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria
    Eu não sou a maior fã de mitologia, mas acho que o livro é interessante em diversos aspectos, principalmente para trabalhos acadêmicos como você falou.
    Quem sabe um dia eu leia. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, linda!
    Fiquei bem louca pra ler. Eu tenho O Livro de Ouro da Mitologia, mas nunca é demais ter mais um que aborde o mesmo tema. Gostei demais! Já vou correr pra adquirir meu exemplar. Sobre trabalhos acadêmicos: nah, vou ler por diversão mesmo. Não tem tema melhor e mais inspirador pra quem gosta de escrever hahaha
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria!
    Amo mitologia e achei esse livro muito interessante. Não conhecia ele ainda mas com certeza depois da sua resenha vou procurar saber mais sobre ele. Adorei!
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que quando eu vi o livro fiquei bastante assustada com a temática, mas lendo a sua resenha, por ser mitologia e tudo mais, fiquei com muita vontade de ler. Não sei se vai ser o meu tipo de leitura, mas eu quero dar uma chance por ser diferente do que eu leio normalmente.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    nunca tinha ouvido falar do livro, mas me interessei bastante.
    Amo mitologia, simplesmente encantada, acho que seria uma ótima leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. oii
    Eu ate gosto de mitologia, mas algo nessa premissa não me chamou atenção. Sua resenha está ótima. Não entra na minha lista de desejados.
    beijos
    http://mytinybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Nossa, que livro mais interessante! Por mais que essa obra seja a mais famosa do autor, eu nunca tinha ouvido falar nela. Achei MUITO interessante a premissa dele. Adoro mitologia! Já leu "Os Filhos de Odin"? Eu adorei. Após ler sua resenha, penso em ler esse livro sim. Aliás, pretendo ler a trilogia. Fiquei bem contente com o fato do livro ter uma linguagem fácil e de poder ser usado em trabalhos acadêmicos.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem com você?
    Se tem uma coisa que eu adoro é mitologia, gente, amo demais conhecer sobre esse mundo, então com certeza eu amei a sua resenha e dica de leitura. Nem me fale desses deuses viu, saiam engravidando as mulher tudo, kkkkk. Quero ler sim, adoraria me aprofundar mais nisso, e conhecer deuses novos.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©