terça-feira, 4 de novembro de 2014

Extensivão ENEM - Realismo/Naturalismo




Realismo/ Naturalismo (1881 - 1902)


Há uma diferença entre Realismo e Naturalismo. A segunda Escola Literária é uma extensão da primeira. Porém, na França, surgem com 11 anos de diferença, o Realismo surge com a publicação do livro 'Madame Bovary" de Gustave Flaubert. Alguns anos depois, surge o Naturalismo - continuidade do Realismo - com a publicação de "Thérèse Raquin" deo escritor Émile Zola.

O Realismo e Naturalismo chegam no Brasil em 1881, com a publicação de dois livros:

- "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis → Livro Realista.
- "O Mulato" de Aluísio de Azevedo → Livro Naturalista.

Os poetas buscavam se ater somente aos fatos, aquilo que realmente acontecia. Isso significa que não deve haver fantasia, sonho, imaginação na literatura. O escritor deve observar a realidade para mostra o que nela há de errado, ou seja, fazer crítica social, denunciar as mazelas da sociedade.

 "É preciso de manter no campo dos fatos, nada mais que dos fatos" Eça de Queirós. 

Não há mais espaço para a imaginação, pois no fim do século 19, surgiram muitas teorias científicas que abalaram as convicções românticas. Com a ciência explicando os fatos, o sentimentalismo, a idealização, a imaginação, a fantasia perderam espaço.

Importantes Teorias Científicas:
- Nasce o Positivismo, segundo Comte, é preciso Ordem para ter Progresso, lema da bandeira do Brasil.
-A Teoria Determinista de Hippolyte Tainé, tenta descobrir o que determina a conduta do indivíduo, e chega a seguinte conclusão:"O home é produto do meio, da raça e de seu momento histórico".

Características Gerais

Apresenta crítica social: à burguesia hipócrita. Crítica ao casamento, que na aparência era correto, moral, mas na realidade era uma mentira, com adultério. O casamento é uma instituição falida. A mulher trai, visto que no romantismo a mulher era submissa. Crítica ao homossexualismo, visto naquele época como doença biológica, um desvio de conduta que deveria ser curado. 
Há crítica ao jogo d interesses. 

Presença do Antropocentrismo, o homem é o centro do mundo. Racionalismo, apego ao mundo material e á razão. A linguagem é objetiva, sem muitas metáforas, direta. Há a descrição, caracterização dos personagens, lugares. Portanto, há uma lentidão narrativa devido ao excesso de adjetivos.

Romance Realista

O romance realista não se deixa influenciar pelas teorias científicas (determinismo etc). É um romance documental, apenas registra o que vê de errado (não escreve quando está correto, moral)
O personagem é bem construído, é como uma pessoa comum. Enquanto o ambiente é burgues e fino, a pessoas são mais cultas. Assim como a linguagem, culta, mais fina. Chamada de linguagem polida.
O escritor faz análise psicológica dos personagens, ele diz o que ela pensa, caracteriza o ser dela, sua índole, analisa o emocional e os sentimentos. é possível observar a presença do psicológico.

Autores e Obras:



Machado de Assis
"Dom Casmurro"
"Quincas Borba"
"O alienista"
"Missa do Galo"
"A cartomante"
"Memórias Póstumas de Brás Cubas"




Raul Pompéia
"O Ateneu"
"Crônica de Saudades"


Romance Naturalista

É influenciado pelas teorias científicas. É um romance de tese, argumenta a fim de provar que o meio, a raça, corrompe o homem. O ambiente é pobre, sujo, nojento e as pessoas são simples, não letradas, é o verdadeiro povo. De tal modo que a linguagem é chula, vulgar.
Não há análise psicológica, é analisado somente os fatos externos, com uma análise superficial. Aqui, observa-se a presença do fisiológico, biológico, carnal.


Autores e Obras:

Aluísio Azevedo

"O Cortiço"
"O Mulato"
"Casa de Pensão"

Outros:
Julio Ribeiro
"A Carne"

Adolfo Caminha
"O Bom Criolo"

Ingles de Souza
"O Misseionário"

Gostaram? Isso é o essencial para se fazer uma boa prova. Até amanhã!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©